quarta-feira, 6 de março de 2013

PERDÃO



Perdoar não é uma coisa fácil, concordam? Mas diante de uma situação chata, como agir? Para isso, precisamos entender um pouco sobre perdão! O que a bíblia diz sobre isso?

 Quando alguém vem em busca do seu perdão, você tem a obrigação de concedê-lo e de estender a misericórdia - ainda que a pessoa tenha pecado repetidamente contra você e independente de quão grave o pecado tenha sido.

-> Mateus 18: 21-22 : "Então, Pedro, aproximando-se, lhe perguntou: Senhor, até quantas vezes meu irmão pecará contra mim, que eu lhe perdoe? Até sete vezes?
     Respondeu-lhe Jesus: Não te digo que até sete vezes, mas até setenta vezes sete."

-> Lucas 17:4 : "Se, por sete vezes ao dia, pecar contra ti e, sete vezes, vier ter contigo, dizendo: Estou arrependido, perdoa-lhe."

-> Efésios 4:32 : "Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo, vos perdoou."

 O seu perdão aos outros é um pré-requisito para você receber o perdão de Deus

-> Mateus 6:14 : "Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará."

-> Lucas 11:4  : "Perdoa-nos os nossos pecados, pois também nós perdoamos a todo o que nos deve; e não nos deixes cair em tentação."

 Deus de fato nos perdoa, como podemos ver em:

-> Efésios 1:7  : "(...) no qual temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo a riqueza da sua graça."

-> Salmos 130: 3-4  : "Se observares, Senhor, iniquidades, quem, Senhor, subsistirá? 
                             Contigo, porém, está o perdão, para que te temam."

-> Isaías 43:25  : Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim e dos teus pecados não me lembro." 

Logo, nós devemos perdoar aos outros e para não desobedecermos a Deus e quebrar nossa comunhão com ele:

-> Marcos 11:25  : "E, quando estiverdes orando, se tendes alguma coisa contra alguém, perdoai, para que vosso Pai celestial vos perdoe as vossas ofensas."

 Tem algumas pessoas que culpam Deus pelos erros vividos, mas devemos entender que Deus não dirige o mal contra nós, ainda que ele possa permitir que enfrentemos uma adversidade resultante de nossas próprias escolhas pecaminosas ou da pecaminosidade do mundo em que vivemos:

-> Romanos 8:28  : "Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daquele que são chamados segundo o seu propósito."

 Finalmente, precisamos estar dispostos, muitas vezes, a perdoar a nós mesmos já que somos seres finitos, nossas falhas abrem a porta para a glória de Deus e fornecem o ambiente para o nosso próprio crescimento:

-> Filipenses 3:12-14 : "Não que eu o tenha já recebido ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistas aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus."

O amor é ingrediente principal do perdão. Frequentemente, a pessoa ofendida precisa perdoar com um ato de vontade, dando tempo ao tempo para que os sentimentos sejam trabalhados e as feridas curadas.

* VOCÊS SABEM QUANDO O PERDÃO COMEÇA?

O perdão começa quando removemos da nossa mente as ofensas passadas

-> Felipenses 3:13  : "Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão (...)"

e deixamos que Deus nos fale por meio das Escrituras, entregando a Deus nossas mágoas (1 Pedro 2:21-23), orando pelo ofensor (Mateus 5:44) e servindo como um canal disponível para a graça divina. Deus prometeu que cuidaria de todos os julgamentos, por isso, a vingança não é uma opção:

-> Romanos 12: 19-21 : "Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira; porque está escrito: A mim me pertence a vingança; eu é que retribuirei, diz o Senhor.
      Pelo contrário, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isso, amontoarás brasas vivas sobre a sua cabeça.
        Não te deixes vencer pelo mal, mas vence o mal com o bem."

O perdão significativo exige raciocínio e planejamento. É a disposição de buscar novas soluções. O perdão insiste em um novo caminho - nem o seu e nem o da outra pessoa, mas um que seja mutuamente aceitável. Você precisa usar palavras que não lancem acusações nem criem contendas:

-> Provérbios 15:23 : "O homem se alegra em dar resposta adequada e a palavra, a seu tempo, quão boa é!"

       Preocupar-se em buscar o perdão apenas para seu erro e lembrar que uma atitude perdoadora não se desculpa, não se defende e nem acusa o outro é muito importante. 
       Buscar o perdão liberta você para receber a misericórdia de Deus. Demonstrar misericórdia por meio de um espírito perdoador traz a benção de Deus e a gratidão de quem recebeu o perdão. Um espírito perdoador traz coisas boas para si próprio e para os outros.

ENTÃO O QUE ACHAM? ESTÃO PREPARADOS PARA O PROCESSO DE PERDÃO? ESTÃO PREPARADOS PARA COMEÇAR PERDOAR?


Estejam a vontade para expressarem as opiniões de vocês com liberdade, só pedimos respeito uns pelos outros.

Deus abençoe a todos! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário